TOTAL SHOCK 16

CORPO ESCULPIDO, PRAZER E DESEMPENHO

Já notaram como são musculosos os corredores velocistas e os saltadores? E como são magrinhos os maratonistas? Você sabe por que isso ocorre?

Corredores de longa distância têm rotinas extensas de treino, o que favorece o consumo da proteína muscular como fonte energética e o desenvolvimento da resistência física. Já velocistas e saltadores fazem treinos menores, com rotinas intervaladas, que favorecem o aumento da força e do volume muscular.

O treinamento intervalado costumava ser dado apenas a atletas, mas, devido aos benefícios que traz, tem sido adotado com sucesso pelas academias e em aulas com personal trainner. Entre as vantagens que esse tipo de atividade proporciona estão: maior queima calórica, melhora do condicionamento cardiorrespiratório, aumento da capacidade de captação de oxigênio pelos músculos trabalhados, melhoria da capacidade energética dos músculos ativados e menor grau de fadiga se comparado com o treinamento contínuo.

O treinamento intervalado consiste num método de treino caracterizado pela fragmentação do esforço total, com períodos de recuperação. Ou seja, alternar a intensidade do exercício, intercalando picos de esforço (num ritmo de moderado a forte), com pausas de recuperação (em ritmo leve).

AQUECIMENTO.............10 MIN.........................MODERADO
ESPECÍFICO..................10 X 1 MIN/1 MIN...........FORTE/LEVE
VOLTA À CALMA...........05 MIN.........................MODERADO

Consultoria de José Alexandre Filho, Bró

Matéria publicada na "Revista Online" CIRCOLARE em 07 de junho de 2008.

Nenhum comentário: