TOTAL SHOCK 16

PROF. RODOLPHO DROGHETTI PROMOVE 1º ENCONTRO TÉCNICO DE MUSCULAÇÃO

Aconteceu no dia 1º de março de 2008, na Academia Nível A (Unidade Ipiranga), o primeiro encontro entre professores e colaboradores do Projeto Saúde - www.projetosaude.com.br .

Na pauta, a eficiência dos exercícios de agachamento e uso de caneleira para o desenvolvimento dos glúteos.

Foram discutidas estratégias de treinamento e procedimentos de execução adequadas para cada exercício. O objetivo do encontro é desenvolver metodologias que possibilitem uma melhor performance entre os praticantes.

Os “gurus do fitness” debateram durante décadas os méritos relativos de agachamentos, afundos, steps, agachamentos com uma perna e flexões para a criação de glúteos perfeitamente modelados. Em uma coisa todos concordam: o aumento do tônus muscular melhorará seu glúteo, tanto na forma como no tamanho.
Os pesquisadores da Universidade de Wisconsin, em La Crosse, John Porcari e Blake Ristvedt, efetuaram testes para determinar a eficácia de diferentes exercícios medindo a atividade elétrica na área das nádegas durante a realização de exercícios comuns para os glúteos.
Os cientistas chegaram a conclusão de que para o glúteo máximo, o grande músculo que abrange a maior área da nádega (o principal contribuinte para sua saliência e beleza geral), os agachamentos geravam mais atividade elétrica que as flexões de perna verticais e horizontais. E que para o glúteo médio, um músculo menor localizado logo abaixo da cintura, na lateral, alongamentos de quadris em posição de engatinhar (realizados com mãos e joelhos no chão e elevando as pernas para o alto) foram significativamente mais eficazes que agachamentos. O mesmo para steps e afundos.
http://www.estado.com.br/editorias/2006/03/03/ger51936.xml
Embora estudos observem uma maior produção total de força (repetições x cargas) com a ordem de exercícios, onde se realiza primeiro os exercícios que solicitam grandes grupamentos musculares (estruturais ou multiarticulares) e depois os exercícios que solicitam os pequenos grupamentos musculares (isolamento ou uniarticular), a prática do método da pré-exaustão tornou-se popular entre os levantadores de peso e também entre os fisiculturistas. Esse método consiste em realizar um exercício de isolamento seguido de um exercício estrutural.
http://www.efdeportes.com/efd111/influencia-da-ordem-de-exercicio-no-treinamento-de-forca.htm


CONCLUSÃO
Nossa pesquisa conclui que steps, afundos, agachamentos e alongamentos em posição de engatinhar são eficientes para o aumento e definição dos glúteos, o que demonstra que todos os exercícios fazem coisas diferentes e todos são eficazes em graus variados. E que a utilização de séries de exercícios de isolamentos e estruturais combinados podem favorecer o desenvolvimento muscular. Pode-se citar como exemplo a pré-exaustão do glúteo, onde se realiza inicialmente o exercício de extensão de quadril em quatro apoios e, em seguida, o exercício de agachamento ou avanço. Embora esse método não possua fundamentação, acredita-se que um maior estímulo de treinamento seria proporcionado para a musculatura pré-exaustada.

Por José Alexandre Filho, Bró

Nenhum comentário: