
Em forma no pós-parto
Sim, dá para resgatar o shape poucas semanas depois de dar à luz. Um supercardápio e uma série de exercícios especiais (que podem ser feitos, inclusive, com o seu bebê) mostram que é possível chegar lá!
Gabryel Weikamp

Noites maldormidas, fraldas, amamentação e cuidados com o bebê. Depois de ver a silhueta se transformar durante os nove meses de gestação, é bem provável que você já esteja supercansada, antes mesmo de pensar em fazer alguma atividade física nesta fase. O fato é que quanto antes voltar a se exercitar, mais fácil será para seu corpo retomar a antiga forma.
Na prática, no entanto, os três primeiros meses após a chegada da criança é um período que requer os mesmos cuidados exigidos durante a gravidez, pois o corpo ainda está muito fragilizado. A retomada da prática esportiva deve ser gradual e respeitar a individualidade de cada mulher. "Se o parto foi normal, os exercícios estão liberados após um mês, e no caso de cesariana, de um e meio a dois meses após o parto", conta a jornalista Myrian Clark no livro Em forma com seu bebê, que escreveu em parceria com o personal trainer José Alexandre Filho, de São Paulo.
Então, trate de se animar. Quando sair da maternidade, por exemplo, cerca de 5 quilos já ficaram para trás. O que você vai precisar? Apenas dedicação e malhação. A partir dessas duas condutas, o inchaço das mamas, a retenção de líquidos e alguns quilinhos extras acumulados vão sendo facilmente eliminados.
Para ajudá-la nessa empreitada e com base no livro já citado, preparamos um superguia com sugestões de exercícios. Eles podem ser feitos em casa e vão deixar seus músculos mais trabalhados, além de evitar a flacidez. A ginástica inclui a participação ativa do bebê e usa como "equipamentos" os objetos do universo do recém-nascido. "Pacotes de fraldas, potes de lenços umedecidos e brinquedos se transformam em halteres.
O berço, o carrinho e o bebê conforto também entram na lista de acessórios da sua academia particular", brinca a jornalista que divide seu tempo entre a produção do programa do Jô Soares, onde trabalha diariamente, e a criação de seus três filhos: Maria Clara, Pedro e a caçula Luísa.
A proposta é reduzir medidas sem abrir mão do tempo com o bebê. Os músculos fortes favorecem a postura e promovem maior equilíbrio para sustentar os seios que ainda estão amamentando. E então, preparada? Pense em seu corpo e no seu bem-estar.
Adote essa rotina de 10 exercícios que além de relaxantes, estimulam a circulação, equilibram o peso e mantêm a autoestima elevada. Faça 2 séries de 15 a 20 repetições de cada tipo. Os abdominais poderão ser feitos com 3 séries de 20 repetições cada. E atenção: alongar os músculos é fundamental, independentemente do tipo de exercício escolhido.
Dieta para a recém-mamãe
Para garantir o sucesso desse treino, siga ainda o cardápio que vai tornar possível um corpo em forma sem estresse. De acordo com a nutricionista, Ana Cristina Ataíde da Silva, do Lê Spa, Guarujá (SP) o princípio básico dessa alimentação é garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários para a sua saúde. "A diferença está no aumento da necessidade de energia, pois há um grande gasto de calorias para a produção do leite.
A mãe deve adicionar, portanto, 500 calorias à sua ingestão calórica diária", orienta a nutricionista. Uma recomendação que não pode ser esquecida é a de ingerir líquidos em grande quantidade, principalmente água (pelo menos 1,5 litro por dia), chás e sucos.
Mães que tomam pouco líquido correm o risco de se desidratar e, consequentemente, diminuir a produção de leite. "Evitar grandes quantidades de café, chá preto, chocolate, amendoim e refrigerantes é também uma conduta indicada, pois alguns componentes desses alimentos podem passar para o leite", alerta a especialista. Frutas, verduras e legumes não podem ser desprezados pela riqueza de vitaminas e minerais.
O ideal é variar as opções todos os dias para garantir bom aporte de nutrientes. "A ingestão de peixe três vezes por semana garante os níveis de ácidos graxos no leite materno", emenda a nutricionista Gabriela Guerrero, que preparou um cardápio superespecial de 2.000 calorias (pág. 39) em que a mulher pode perder até 4 quilos no mês. E lembre-se: quanto mais rápido conseguir voltar à forma, mais disposta estará e com a autoestima lá em cima para curtir bastante a nova família.
O que o exercício faz por você?
Aumenta a sensação de bem-estar e disposição;
Melhora a ansiedade, a autoimagem e a autoestima;
Equilibra o peso;
Tonifica os músculos abdominais, proporcionando um apoio natural ao bebê;
Melhora a flexibilidade, postura, equilíbrio, circulação, inchaço, câimbras e varizes;
Facilita a recuperação no pós-parto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário