
No dia 29 de março de 2008, na Academia Nível A - Unidade Ipiranga, o Prof. Rodolpho Droghetti promoveu um novo debate sobre performance e estética corporal.
Na discussão, o desenvolvimento das capacidades de força e do aumento da massa muscular proporcionados pelos levantamentos básicos (powerlifting).
Tão antigo quanto o próprio básico Levantamento Terra, o Stiff é o mesmo exercício numa versão realizada sem fletir os joelhos, mantendo as pernas estendidas. No passado, este exercício era realizado com a finalidade de alongar e fortalecer os vertebrais lombares, sendo comumente inserido na programação das costas. Mais recentemente constatou-se, pela prática, que o exercício contribuía também para o desenvolvimento dos músculos posteriores da coxa e região glútea. Isto porque, embora não ocorra contração concêntrica (como na flexão do joelho), o alongamento acontece de forma muito acentuada, tornando este exercício muito popular, quando se trata de trabalhar os isquiotibais.
http://www.jmfbrasil.com.br/grandes_exercicios2.asp
CONCLUSÃO
Avaliar a necessidade de desenvolvimento muscular de cada aluno e respeitar sua individualidade corporal é vital para um bom programa de treinamento. A escolha do exercício adequado é fundamental para garantir o sucesso do trabalho.
A proporcionalidade e equilíbrio entre musculaturas anteriores e posteriores devem ser objetivadas a fim de garantir uma silhueta harmônica. Indivíduos que apresentam um elevado grau de desenvolvimento da coxa em relação aos isquiotibiais, devem optar pelo uso do Stiff para o aumento do seu volume, evitando assim, o estímulo proporcionado pelo Levantamento Terra ao quadríceps.
Por José Alexandre Filho, Bró
Nenhum comentário:
Postar um comentário