TOTAL SHOCK 16

O que é treino em circuito?


O que é treino em circuito?

Combinação de movimentos torna a aula mais divertida e permite a individualização do treino

“O treinamento em circuito consiste na integração de diferentes exercícios, feitos em sequência. O grupo de exercícios pode ser apenas muscular ou intercalado com atividades aeróbicas leves.

Com uma média de quatro ou seis estações por treino, o objetivo é permanecer no mesmo exercício em um período de 30 segundos a 1 minuto e imediatamente trocar de estação.

A atividade deve ser dinâmica, sem os habituais intervalos de descanso dos treinos de musculação, facilitando o aumento do gasto metabólico. Isto quer dizer que o circuito é mais indicado para queima de calorias e manutenção do tônus muscular do que para hipertrofia (aumento dos músculos). Uma sessão, que dura entre 45 minutos e 1 hora, pode queimar em torno de 600 calorias.

O interessante é que o circuito é um estratégia de treino com uma possibilidade grande de combinação de movimentos, o que torna a aula mais divertida, e ainda com a possibilidade de individualizar a aula de acordo com o objetivo do aluno. O treino pode ser coletivo, em pequenos grupo, ou individual.

Nesta aula as cargas são leves, o que varia é a natureza do movimento, combinando tronco, membros superiores e inferiores. A sessão fica mais completa quando são incluídas práticas como caminhada ou saltos no jump – também executados no mesmo intervalo de tempo que os outros movimentos”.

José Alexandre Filho (Bró), da Pelé Club, de São Paulo (SP), e autor dos livros Treino para mulheres e A Vida Começa aos 40 (Editora Leia).

http://saude.ig.com.br/bemestar/pergunteaopersonal/o+que+e+treino+em+circuito/a1237864666697.html

Nenhum comentário: