TOTAL SHOCK 16

AGORA É HORA DE FICAR EM FORMA PARA O VERÃO; VEJA O GUIA DE EXERCÍCIOS PARA FICAR COM A BARRIGA SARADA

por Tamirys Collis

Ainda falta um tempinho para o verão, mais 4 meses para que comece a estação mais alegre e quente do ano. Portanto, a hora é agora para quem ainda não está satisfeita com o corpo que vai exibir na temporada do calor. Dá tempo de correr atrás do prejuízo, se você começar a se mexer desde já. E como a maior preocupação das mulheres é a barriga, a professora Thais D’Angelo, da academia Bio Ritmo elaborou um programa de exercícios bem bacana para deixar a região abdominal chapada para a época de calor. Muita disciplina e disposição para suar a camisa, mas o resultado vai valer à pena.

Para começar, é importante ter consciência que o excesso de gordura abdominal não é apenas um incômodo estético. A gordura que se concentra nessa área é a mais perigosa de todas, porque está localizada por trás da parede abdominal, cercando órgãos internos, numa via direta para o coração e outros órgãos importantes. Isso comprova a relação entre as grandes cinturas e o diabetes tipo 2, infarto e derrame. É preciso estar atenta já que a Federação Internacional de Diabetes recomenda que a circunferência abdominal da mulher seja de, no máximo, 80 cm e a dos homens não deve passar de 94 cm.

É verdade que algumas pessoas acumulam gordura na barriga muito mais facilmente do que outras. Mas isso está relacionado a fatores genéticos e estilo de vida, que inclui sedentarismo e alimentação incorreta. “O abdômen é uma região fisiologicamente suscetível ao acúmulo de gordura, porque nele se concentra grande número de células que absorvem açúcar. É por isso que alimentos de alto valor calórico se convertem mais facilmente em gordura abdominal”, explica Renata Nakata Teixeira, professora da Reebok Sports Club.

O que fazer então para se ver livre dos pneuzinhos e barriga saliente? Na verdade, quem quer ter uma barriga chapada deve estar disposta a praticar exercícios físicos regularmente e fazer uma alimentação equilibrada, que inclui evitar doces, frituras e alimentos gordurosos. Uma boa pedida é investir nas frutas, legumes, carnes magras, saladas, vegetais e alimentos integrais, além de beber muita água (no mínimo 2 litros por dia).

A boa alimentação deve ser combinada com a prática de atividade física. Mas engana-se quem pensa que fazer apenas alguns exercícios abdominais vai eliminar os pneuzinhos. “Os abdominais fortalecem a musculatura e desenham o abdômen, mas não eliminam gordura”, diz a professora Thais D’Angelo, da academia Bio Ritmo.

Para quem quer uma barriga chapada, o ideal é combinar musculação + exercícios aeróbicos + abdominais. “O segredo é aumentar a taxa metabólica através do aumento da massa magra (musculação). Isso significa que quanto mais músculos, mais gordura seu organismo terá que utilizar para fornecer energia a eles. Somado a isso, invista nos exercícios aeróbicos para aumentar a demanda de consumo de gordura”, orienta Alexandre Bro, personal trainer da Pelé Club.

Uma dúvida muito comum é qual exercício aeróbico escolher. Afinal qual queima mais gordura abdominal? A boa e velha caminhada? A corrida na esteira? As pedalas na bike ou as aulas de jump? Segundo a professora Thais D’Angelo, o emagrecimento não depende da modalidade do exercício e sim da intensidade com que ele for feito. Por isso, o ideal é praticá-los com média e alta intensidade. “Uma dica é fazer exercícios com intensidade intervalada. Por exemplo, correr 2 minutos na esteira em alta intensidade mais 3 minutos em intensidade média e repetir esse procedimento até completar 30 minutos ou até 60 minutos, se conseguir. Assim, o gasto calórico é alto e a pessoa consegue agüentar bastante tempo no aparelho”, indica a especialista.

Nenhum comentário: